7 dicas para melhorar o posicionamento do seu site

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25 de outubro de 2018
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7 dicas para melhorar o posicionamento do seu site

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7 dicas para melhorar o posicionamento do seu site no Google

Ter o site da sua empresa na primeira página de resultados de busca (e se possível nas primeiras posições) quando são realizadas buscas referentes ao seu mercado de atuação é um dos principais objetivos de todo empresário hoje em dia, e se você está lendo esse post não é diferente, mas vamos aos fatos.

O Google é a principal ferramenta utilizada por quem busca informações, produtos ou serviços na internet. São mais de 40 mil pesquisas a cada segundo e mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia, porém, segundo dados do próprio Google, cerca de 80% dos cliques acontecem na primeira página dos resultados de busca, então como chegar lá? Leia esse artigo até o final e descubra!

 

1. Entenda o que é SEO

Quando fazemos uma pesquisa nos motores de busca, como o Google, eles filtram todas as páginas que têm os termos que buscamos. Essas páginas aparecem em um ranking de acordo com o nível de relevância.

E como melhorar sua posição nesse ranking? Trabalhando com técnicas de SEO — Otimização para Motores de Busca, em português. Elas servem para informar os sistemas de busca sobre os conteúdos existentes em seu site, tornando o assim mais fácil de ser encontrado.

A adoção de práticas de SEO são fundamentais para fazer o seu site aparecer nos primeiros resultados do ranking. Ter um site bem posicionado garante a visibilidade da sua marca diante dos consumidores que estão procurando exatamente aquilo que a sua empresa oferece.

Além disso, o SEO auxilia gerando tráfego orgânico. Ou seja, diferente do tráfego pago, você consegue aumentar as visitas em suas páginas sem a necessidade de investir em anúncios. A seguir vamos abordar algumas das técnicas que você pode aplicar hoje mesmo no seu site!

 

2. Escolha palavras-chave estratégicas

 

Primeiramente, vamos definir o que são palavras-chave.

São os termos que digitamos no campo de busca do Google ou de outros motores de busca como Yahoo e Bing, por exemplo.

Para ser eficiente, sua estratégia deve ser baseada em termos relacionados aos seus produtos ou serviços. Quer um exemplo?

Se sua empresa comercializa castanhas e grãos por exemplo, seria adequado elaborar artigos relevantes trabalhando com as palavras-chave “alimentação natural” e algumas variações, como “alimentação saudável”.

Ao criar os conteúdos, leve em conta a jornada dos seus clientes:

  • Quais necessidades eles desejam sanar?
  • Quais são os termos mais buscados pelo seu público-alvo?

ferramentas que podem auxiliar na escolha das palavras-chave certas.

Além de ter o cuidado de escolher as palavras-chave mais buscadas pelos clientes, é essencial utilizá-las nos títulos, nos intertítulos, ao longo do conteúdo e nas URLs dos seus artigos — as quais devem ser facilmente lidas pelos motores de busca e pelos usuários.

 

3. Forneça conteúdos relevantes e de qualidade

 

O Google conta com algoritmos capazes de captar detalhes, como repetição forçada de palavras-chave ou plágio, e pode acabar penalizando a sua página por isso.

Observe algumas dicas para entregar aos leitores conteúdos de qualidade:

  • elabore artigos aprofundados e relevantes;
  • não repita as palavras-chave de maneira forçada;
  • evite erros ortográficos e gramaticais;
  • preze por um conteúdo original;
  • formate os textos de acordo com as práticas de SEO;
  • leve em conta a jornada de compra da sua persona.

 

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4. Trabalhe com links externos e internos

 

Quando você conquista parcerias na internet, é possível desenvolver estratégias para que outros sites usem links que apontem para  seu site — o que os algoritmos do Google entendem de uma maneira positiva, caso este site seja de qualidade e não tenha uma reputação duvidosa.

Da mesma forma, quando for a sua vez de oferecer links externos, escolha páginas confiáveis e com conteúdos relevantes para melhorar a experiência do leitor.Lembre-se que qualquer técnica de otimização para os motores de busca visando a atração de clientes em potencial deve prezar a qualidade.

Outra estratégia consiste em trabalhar com links internos, ou seja, que direcionem o leitor para outros conteúdos do seu site, aumentando o tempo de permanência desse visitante no seu site o que ajuda a aumentar a autoridade do seu domínio perante os buscadores.

 

5. Faça os seus visitantes aproveitarem seus conteúdos

 

Todo o material deve ser focado na experiência do leitor. Páginas que demoram a carregar, artigos com blocos enormes de texto, sites que não carregam em dispositivos móveis, enfim, tudo isso pode contribuir para que os visitantes saiam da sua página e não voltem mais, não é?

Observe alguns métodos para melhorar a experiência dos visitantes:

  • crie sites responsivos, que se adaptam a todo tipo de tela e dispositivo;
  • elabore conteúdos escaneáveis e fáceis de ler, com parágrafos curtos e separados por intertítulos.
  • trabalhe com imagens em seus textos;
  • execute testes de velocidade em seu site;
  • crie uma estratégia eficiente de link building.

 

6. Otimize suas imagens

 

Os algoritmos do Google trabalham com a descrição da imagem, assim conseguem encontrá-la durante a pesquisa dos leitores.Por isso deve-se trabalhar com o texto alternativo (Alt Text), que funciona como palavra-chave, descrevendo os elementos visuais da imagem.

É importante ressaltar que a descrição (Alt Text) é diferente do nome (título) da imagem, no entanto esses dois fatores devem ser levados em consideração quando se trata de SEO. Além disso, preste atenção no peso das imagens, pois isso pode prejudicar o carregamento de determinada página, o que fará com que o Google dê preferência para sites que carreguem mais rápido.

Uma dica é utilizar uma ferramenta que diminui o peso das imagens sem perder qualidade, para te ajudar separei uma que utilizamos aqui na agência, online, gratuita e super fácil de usar, basta clicar aqui para acessar.

Essas boas práticas também contribuem para um melhor posicionamento nas pesquisas.

 

7. Acompanhe as métricas

 

Antes de aplicar as estratégias descritas acima e tornar o seu site mais amigável para os sistemas de busca, é importante usar ferramentas como o Serps para verificar a sua posição atual no ranking de acordo com as palavras-chave que você tem utilizado.

Depois é fundamental acompanhar as métricas, ou seja, avaliar alguns indicadores para saber o que deve ser melhorado. Por exemplo: você deve acompanhar o indicador de tráfego orgânico para saber quantos visitantes vão parar no seu site por meio do Google. É possível fazer isso integrando ferramentas como o Google Analytics ao eu site.

Enfim, neste artigo vimos algumas dicas para melhorar o posicionamento do seu site no Google. Ao entregar conteúdos relevantes e de qualidade, visando as necessidades do seu público-alvo, a experiência se torna positiva para os leitores e você acaba se tornando referência no seu mercado de atuação.