Por que o alcance orgânico das publicações da sua página no Facebook está diminuindo – Aham

Por que o alcance orgânico das publicações da sua página no Facebook está diminuindo

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Por que o alcance orgânico das publicações da sua página no Facebook está diminuindo

Muitas pessoas vem até nós reclamando que o alcance das publicações de suas empresas no Facebook vem diminuindo a cada dia, por isso fizemos esse blog post para te ajudar a entender alguns dos motivos pelos quais isso pode estar acontecendo, e como reverter essa tendência.

Missão

“Nós estamos no negócio de dar a nossos usuários a experiência mais interessante possível, todas as vezes que ele nos visitam.”

Essa citação de Chris Cox, vice presidente de produto do Facebook é um convite a reflexão sobre qual experiência você está criando para as pessoas que interagem com a sua empresa através da rede social.

Sua estratégia de marketing está alinhada com a missão da plataforma, citada acima?

Se você excitou em responder essa pergunta leia nosso post até o final e saiba como aumentar o alcance orgânico das suas publicações!

O grande “vilão”

Bom para começarmos vamos falar sobre o algoritmo que controla o que vai aparecer para cada usuário da plataforma na sua linha do tempo, o chamado Edgerank.

Esse algoritmo nada mais é do que uma equação matemática, mas ao invés de utilizar números, são levadas em conta suas interações sociais com outras pessoas e também com as marcas, que determinarão o que será exibido, ou não, para você.

Agora você deve estar se perguntando, “Então quer dizer que nem tudo que posto no Facebook aparece para todos meus amigo e para as pessoas que curtiram minha página?”

Exatamente! Com o crescimento no número de usuários e interações dentro da plataforma ficou impossível para o Facebook exibir “tudo de todo mundo”, o que também acabaria por minar a experiência do usuário, e não é essa a intenção do pessoal do Mark Zuckerberg.

Também é verdade que o Edgerank força as empresas a investirem em anúncios pagos para aumentarem o alcance de suas publicações, afinal o Facebook é uma empresa e como tal, visa lucro.

Bom mas então como se adequar ao Edgerank e aumentar o alcance orgânico das publicações da minha empresa sem precisar investir em anúncios pagos?

Não há resposta pronta para essa pergunta, e ninguém sabe como o algoritmo funciona na sua totalidade, mas separamos algumas dicas comprovadas que ajudam a atingir esse objetivo!

Seja Interessante

Seja Relevante, pense em produzir conteúdos que sejam do interesse das pessoas que podem se beneficiar da sua solução, experimente deixar um pouco de lado a intenção de falar seu produto ou serviço e foque nos obstáculos que estão impedindo essas pessoas de enxergarem que o produto ou serviço que a sua empresa oferece é a melhor solução para os problemas que enfrentam.

Utilize o Gerenciador de Negócios

Utilize o gerenciador de negócios para realizar as publicações de sua fan page, além de ajudar a melhorar o alcance orgânico (gratuito), ainda fornece métricas muito mais profundas para analisar.

Se você ainda não o faz, pode acessar o gerenciador de negócios clicando aqui

Cuide com a frequência

Como falamos anteriormente, o Edgerank procura entregar a experiência mais personalizada possível para cada usuário, e para aumentar a garantia de entrega de conteúdo relevante e de qualidade, o algoritmo privilegia as marcas que tem maior periodicidade, entendendo que estas marcas estão mais interessadas em produzir e entregar esse conteúdo para sua audiência, ao contrário daquela empresa que “só posta de vez em quando”.

Poste na hora que sua audiência é mais ativa

É possível ter acesso a esses dados a partir da página principal da sua fan page clicando em “informações” e depois na barra lateral esquerda em “publicações”, lá é possível acessar além dos horários de pico da sua audiência, qual foi o engajamento obtido por cada publicação de maneira mais detalhada.

Interaja!

alcance das publicações de suas empresas no Facebook interaja2

Responda as mensagens enviadas para sua página, assim como o Edgerank mede interações das pessoas com as páginas, o contrário também é valido, procure interagir ao máximo com a sua audiência, respondendo as mensagens e interagindo com os comentários em suas publicações. Também aproveite para fazer enquetes e concursos com pagamento social (curtir, compartilhar e marcar amigos) que aumentam de maneira exponencial o alcance das suas postagens.

Conclusão

Procure entender quais são os conteúdos que as pessoas estão consumindo nas redes sociais que estão ligados ao seu mercado de atuação, produza e entregue esses conteúdos de forma periódica, cuidando também com o tamanho desse conteúdo, deixando para abordar conteúdos mais aprofundados em seu blog.

Aqui na Agência Aham somos especialistas em entender como funcionam os algoritmos das redes sociais e em desenvolver estratégias para sua empresa se destacar da concorrência, gostaria de saber como fazemos? Agende uma conversa gratutia e sem compromisso com um de nossos consultores clicando aqui