Como posicionar sua empresa de maneira estratégica nas redes sociais
Entenda as mudanças no processo de compra e como sua empresa pode se beneficiar!
7 de julho de 2018
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Como posicionar sua empresa de maneira estratégica nas redes sociais

Muito além de curtidas, fãs e seguidores, vamos gerar oportunidades reais de negócios!

Nesse post vamos ir muito além de curtidas, fãs e seguidores, e te mostrar como posicionar sua empresa de maneira estratégica nas redes sociais, para conquistar os clientes muito antes deles se darem conta que o produto ou serviço que sua empresa oferece é a melhor solução para o problema que enfrentam!

Gostou da ideia? Então vamos lá!

O papel das redes sociais no novo processo de compra

Em um mundo onde estamos cada vez mais conectados a internet, as redes sociais assumiram um papel fundamental na tomada de decisão por parte dos consumidores na hora de adquirir os mais diversos produtos e serviços.

Avaliações e depoimentos se multiplicam em grupos e comunidades para influenciar a decisão de compra de nossos prospectos, mas como utilizar esse poder de influência para gerar oportunidades reais de negócios para sua empresa?

Vamos analisar esses dois exemplos:

A Panfleteira vs. A Especialista

A empresa “X” tem como foco da sua estratégia nas redes sociais a solução que oferece, o quanto essa solução é superior a solução ofertada pelos seus concorrentes, seu melhor custo-benefício, a capacidade de entrega da empresa, a mão de obra especializada, enfim, o quão maravilhoso é o seu produto ou serviço. Praticamente, apenas transferindo as estratégias de marketing tradicionais (Outbound) para o ambiente digital, afinal, quem não é visto não é lembrado, certo? A velha, e já nem tão boa assim, panfletagem.

Enquanto a empresa “Y” foca nas necessidades que seus potenciais clientes possuem. Ela procura produzir e entregar conteúdos relevantes, que geram valor para seus prospectos, permitindo que essas pessoas avancem de maneira voluntária pelo processo de compra, enquanto se educam melhor sobre os problemas que enfrentam e sobre a solução que a empresa oferece. Posicionando assim, a empresa como especialista na sua área de atuação e conquistando a atenção dessas pessoas de maneira genuína.

Agora pense por 1 minuto, qual dos exemplos citados acima define melhor a estratégia de marketing adotada pela sua empresa nas redes sociais, a panfleteira ou a especialista?

Olhando dessa maneira não fica difícil perceber qual empresa tem maior potencial de atrair uma audiência qualificada e gerar mais oportunidades de negócios através das redes sociais, não é mesmo? Mas então, como fazer isso na prática!?

Separamos 6 dicas matadoras para te ajudar a alcançar esse objetivo!

  • Defina sua Persona
  • Entenda a jornada de compra de seus clientes
  • Produza conteúdo de qualidade e adequado a cada etapa da jornada
  • Promova concursos e enquetes
  • Respeite os horários de pico da sua audiência
  • Utilize um Chatbot

1. Defina sua Persona

Persona e público alvo são coisas totalmente diferentes, enquanto o segundo foca em indicadores demográficos, como gênero, idade e renda, o primeiro é uma personificação do seu cliente ideal, trata sobre os desafios que estão impedindo seu prospecto de enxergar que o produto ou serviço que sua empresa oferece é a melhor solução para o problema que ele enfrenta, e também como sua empresa vai ajudá-lo a superar esses desafios, fornecendo o conteúdo certo na hora certa!

2. Entenda a jornada de compra que seus prospectos trilham até se tornarem clientes

É bem provável que os produtos ou serviços ofertados pela sua empresa solucionem necessidades diferentes, de pessoas (Personas) diferentes e que passam por etapas diferentes da jornada de compra até se tornarem clientes.

Procure entender cada uma dessas etapas, e quais temas são mais relevantes para seus prospectos em cada uma delas:

  1. Descoberta do problema
  2. Aprendizado e consciência
  3. Consideração da solução
  4. Decisão de compra

3. Produza conteúdo de qualidade e adequado a cada etapa da jornada de compra citada acima

Uma vez que sua empresa sabe com quem está falando, em qual estágio da jornada de compra essa Persona se encontra e quais desafios enfrenta nessa etapa, fica mais fácil produzir um conteúdo que gere valor e aproxime esses potenciais clientes do momento de compra.

Aposte em conteúdos de consumo rápido, como fotos e vídeos, e também textos curtos, deixando os textos mais longos e aprofundados para artigos em seu blog.

4. Promova concursos, enquetes e tudo mais para aumentar o engajamento

Enquetes e concursos são ótimas maneiras de gerar um maior engajamento com as publicações da sua empresa nas redes sociais. Além de oferecer brindes e descontos, aproveite esse tipo de postagem para entender mais sobre a sua audiência, em qual formato preferem consumir conteúdos nas redes sociais, se é em vídeo ou infográficos, por exemplo.

5. Respeite os horários de pico da sua audiência

Postar no horário em que sua audiência é mais ativa dentro de cada rede social gera um engajamento maior, mas também pode ser o horário de maior disputa pela atenção dessas pessoas, uma vez que, seu horário nobre também tende a ser o horário nobre de seus concorrentes, por isso uma dica é sempre fazer testes.

6. Utilize um Chatbot

Chatbot é um assistente virtual, que conta com inteligência artificial para interagir da maneira mais natural possível com as pessoas que enviam uma mensagem para sua página, ou interagem com alguma publicação da sua fan page.

Aqui na Aham utilizamos nosso chatbot para divulgar o evento de marketing digital que vamos realizar na cidade de Tramandaí no próximo mês. Se você quiser experimentar a interação com nosso assistente virtual e de quebra garantir seu lugar em nosso evento basta clicar aqui.

Conclusão

Como vimos acima, as empresas que mais rápido assimilarem as mudanças causadas no processo de compra pelo avanço da tecnologia, serão as empresas que vão gerar mais oportunidades de negócios através da internet.

Esses são seis passos que podem começar a ser implementados hoje mesmo na sua empresa, para gerar mais oportunidades de negócios através das redes sociais. Se você ficou com alguma dúvida, quer entender melhor como funciona, ou deseja começar hoje mesmo a utilizar o real poder do marketing digital para alavancar seus negócios solicite uma conversa sem compromisso com um de nossos especialistas clicando aqui.

Teremos o maior orgulho em sermos parceiros da sua empresa no alcance dos seus objetivos de negócios.